SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Angiografia por ressonância magnética: aspectos técnicos de um método de estudo vascular não-invasivoPneumonia lipídica - aspectos na tomografia computadorizada: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

BRANDAO, Carmen Dolores Gonçalves et al. Efeitos da radioiodoterapia nas gerações futuras de mulheres com carcinoma diferenciado de tireóide. Radiol Bras [online]. 2004, vol.37, n.1, pp. 51-55. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842004000100011.

A radioiodoterapia tem conseguido desempenhar um papel significante no tratamento do carcinoma diferenciado de tireóide. A literatura é limitada em relação a possíveis efeitos secundários do 131I, embora o interesse tenha aumentado nesse campo. A importância de se saber mais sobre os efeitos mutagênicos da radiação em filhos de mães expostas ao 131I para tratamento do carcinoma diferenciado de tireóide é devida à possibilidade de ocorrência de abortos, anormalidades genéticas e aparecimento de malignidades nas crianças. Nesta revisão da literatura vários estudos têm demonstrado a segurança desse tipo de tratamento em mulheres na idade fértil, sendo apenas aconselhadas a evitar gravidez pelo período de, pelo menos, um ano após a administração da radioiodoterapia.

Palavras-chave : Radioiodoterapia; Carcinoma diferenciado de tireóide; Gravidez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português