SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Avaliação radiográfica da idade óssea em crianças infectadas pelo HIV por via verticalTratamento do câncer de pequenas células de pulmão: doença limitada: resultados de uma única instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

ONO, Carla Rachel et al. Padronização do método para cálculo da captação renal absoluta do99mTc-DMSA em cria. Radiol Bras [online]. 2006, vol.39, n.1, pp. 33-38. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842006000100008.

OBJETIVO: O trabalho teve por objetivo padronizar o método e estabelecer valores normais da captação renal absoluta do 99mTc-DMSA em crianças. MATERIAIS E MÉTODOS: Vinte e duas crianças (idade de 7 meses a 10 anos; média de 4,5 anos) sem doença renal prévia foram submetidas a cintilografia renal estática com 99mTc-DMSA. Dezoito apresentavam ultra-sonografia, uretrocistografia miccional, "clearance" de creatinina e padrão visual da cintilografia renal estática normais. Quatro crianças foram excluídas por não terem completado ou por apresentarem redução do "clearance" de creatinina. A captação absoluta de DMSA (DMSA-Abs) foi calculada como a porcentagem da atividade administrada retida em cada rim após seis horas da administração do radiofármaco. RESULTADOS: Os valores de DMSA-Abs foram de 21,8% ± 3,2% para o rim direito e de 23,1% ± 3,3% para o rim esquerdo. Os valores da captação absoluta não mostraram correlação com a idade dos pacientes estudados, apesar da tendência de aumento do "clearance" de creatinina com a idade. CONCLUSÃO: A definição de valores normais da DMSA-Abs permite o emprego deste parâmetro na avaliação inicial e acompanhamento de doenças renais, principalmente em pacientes com acometimento bilateral ou com rim único (nos quais a função diferencial direita X esquerda tem valor limitado).

Palavras-chave : Quantificação; Função renal; 99mTc-DMSA; Crianças; Cintilografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português