SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5Acute pyelonephritis: frequency of findings in patients submitted to computed tomographyEvaluation of nonradiologist physicians' knowledge about adverse reactions to iodinated contrast media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

MARCHIORI, Edson et al. Pneumonia lipoídica em adultos: aspectos na tomografia computadorizada de alta resolução. Radiol Bras [online]. 2007, vol.40, n.5, pp. 315-319. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842007000500007.

OBJETIVO: Apresentar os aspectos na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax da pneumonia lipoídica exógena por aspiração de óleo mineral, em pacientes adultos MATERIAIS E MÉTODOS: Foram estudados oito pacientes adultos - quatro mulheres e quatro homens - com média de idade de 69,4 anos, todos usuários de óleo mineral para tratamento de constipação intestinal. Os exames foram avaliados por dois radiologistas, de forma independente RESULTADOS: Os achados tomográficos mais comuns foram as consolidações com áreas de densidade de gordura de permeio, e o padrão de pavimentação em mosaico. As lesões foram bilaterais em seis pacientes, e unilaterais em dois CONCLUSÃO: O encontro de consolidações pulmonares com áreas de densidade de gordura de permeio, associado à história clínica do uso de óleo mineral, é diagnóstico de pneumonia lipoídica exógena.

Keywords : Pneumonia lipoídica exógena; Tomografia computadorizada de alta resolução; TCAR; Pneumonias aspirativas; Pulmões.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese