SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue5Left ventricular function assessment by free-breathing magnetic resonance sequence with multiple excitationsEvaluation of fetal cervical lymphangioma by magnetic resonance imaging and correlation with sonographic findings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

NOVAES, Carlos Eduardo Ferreira; KOCH, Hilton Augusto; MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa  and  REZENDE FILHO, Jorge Fonte de. Diagnóstico do parto pré-termo pela medida ultrassonográfica do comprimento do colo uterino. Radiol Bras [online]. 2009, vol.42, n.5, pp. 295-298. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842009000500007.

OBJETIVO: Medir o comprimento do colo uterino, utilizando a ultrassonografia transvaginal, em pacientes com quadro clínico compatível com ameaça de parto pré-termo, e correlacionar a medida do colo uterino, em cada caso, com a interrupção espontânea da gravidez dentro de sete dias. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizados exames ultrassonográficos em 72 pacientes com quadro clínico compatível com ameaça de parto pré-termo. RESULTADOS: A sensibilidade do exame foi de 90,5%, a especificidade, de 98%, o valor preditivo positivo, de 95%, e o valor preditivo negativo, de 96%. A análise foi realizada utilizando-se a medida de 15 mm de comprimento do colo uterino como valor preditivo do parto pré-termo. CONCLUSÃO: Parece ser possível prever o parto pré-termo em pacientes com colo uterino menor que 15 mm. Tal observação poderá trazer contribuição para a administração mais oportuna de corticoides, com o intuito de acelerar a maturidade pulmonar fetal.

Keywords : Ultrassonografia transvaginal; Parto pré-termo; Comprimento do colo uterino; Diagnóstico do parto pré-termo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese