SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Correlation between frontal cortical thickness and executive functions performance in patients with human immunodeficiency virus infection índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Radiologia Brasileira

versión impresa ISSN 0100-3984

Resumen

BORGES, Valéria Ferreira de Almeida e et al. Dopplerfluxometria da veia hepática em pacientes com esteatose não alcoólica. Radiol Bras [online]. 2011, vol.44, n.1, pp. 1-6. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000100005.

OBJETIVO: Avaliar a correlação entre a dopplerfluxometria da veia hepática direita e o grau de esteatose, inflamação e fibrose à biópsia na doença hepática gordurosa não alcoólica. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada ultrassonografia com Doppler em 80 pacientes, sendo 40 portadores de doença hepática gordurosa não alcoólica, também submetidos à biópsia. Quarenta controles normais saudáveis, sem fatores risco para doença hepática gordurosa não alcoólica foram submetidos a ultrassonografia com Doppler. O padrão ao Doppler da veia hepática direita foi classificado em trifásico, bifásico e monofásico. Os espécimes de biópsia foram classificados conforme o grau de esteatose, inflamação e fibrose. RESULTADOS: O fluxo foi trifásico em 38 (95%) dos controles e em 9 (56,3%) dos pacientes com esteatose discreta, enquanto nos com esteatose acentuada o padrão foi monofásico em 60%. Encontrou-se diferença significante na distribuição dos padrões ao Doppler (p < 0,01). Houve correlação negativa e significante entre o padrão ao Doppler da veia hepática direita e grau de esteatose (r = -0,57; p < 0,01). CONCLUSÃO: A alteração do padrão ao Doppler da veia hepática direita em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica pode sugerir redução da complacência vascular consequente a infiltração gordurosa.

Palabras llave : Fígado gorduroso; Esteatose hepática; Ultrassonografia; Dopplerfluxometria; Veia hepática; Biópsia hepática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués