SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue5Radiographic processing effluents management status in healthcare centersComputed tomography-guided transthoracic needle biopsy of pulmonary nodules author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

GONCALVES, Fabrício Guimarães et al. Aplicações da técnica de difusão por RM em cabeça e pescoço: um olhar além da anatomia. Radiol Bras [online]. 2011, vol.44, n.5, pp. 308-314. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000500009.

DWI é uma técnica totalmente não invasiva que tem sido utilizada com sucesso por muitos anos em imagens do cérebro e recentemente incluída como parte da avaliação de outros sistemas, por exemplo, no abdome e pelve e na cabeça e pescoço. Apesar de a DWI e a medida dos valores de ADC serem capazes de fornecer informações de tipos histológicos específicos de tumores, a maioria dos centros de imagem ainda não os adotaram como parte da rotina na avaliação da cabeça e pescoço. A medida de ADC demonstrou ser útil para discriminar tipos específicos de tumores histológicos, especialmente para diferenciar lesões benignas sólidas de massas malignas, importante na avaliação de linfonodos cervicais, principalmente para diferenciar processos nodais benignos de malignos, para diferenciar as alterações pós-radioterapia de tumor residual e ter uso potencial para predizer sucesso terapêutico. Além disso, DWI/ADC parece ser um método mais seguro e mais acessível, considerando a ausência de radiação ionizante e ao maior custo do FDG-PET na localização de tumores e diferenciar massas benignas de malignas. Com todas essas vantagens e potencialidades, DWI/ADC certamente fará parte da rotina na avaliação por imagem da cabeça e pescoço.

Keywords : Cabeça e pescoço; Tumores; Carcinoma de células escamosas; Difusão; Mapa de ADC; Difusão exponencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese