SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue6Gallbladder wall thickening at ultrasonography: how to interpret it?Pulmonary artery aneurysms in Behçet's disease: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

ROLIM, Ana Emília Holanda; COSTA, Lino João da  and  RAMALHO, Luciana Maria Pedreira. Repercussões da radioterapia na região orofacial e seu tratamento. Radiol Bras [online]. 2011, vol.44, n.6, pp. 388-395. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000600011.

A radioterapia em região de cabeça e pescoço provoca inúmeras sequelas ao paciente irradiado, afetando o sistema estomatognático e com repercussões sistêmicas importantes. As sequelas da radiação ionizante podem ser extensas e, algumas vezes, permanentes, em especial nas glândulas salivares e no tecido ósseo. É relevante que o cirurgião dentista tenha conhecimento das reações adversas e das formas adequadas de prevenção e tratamento para amenizar o desconforto e melhorar a condição de vida do paciente irradiado. Portanto, a conscientização e motivação deste paciente, com a promoção de saúde oral através da adequação do meio bucal e orientações sobre ações preventivas, são essenciais para se obter o melhor prognóstico.

Keywords : Tumores de cabeça e pescoço; Radioterapia; Efeitos agudos; Efeitos tardios.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese