SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1CAD e mamografia: por que usar esta ferramenta?Bilioma espontâneo: relato de caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

CHAGAS NETO, Francisco Abaeté das et al. Avaliação por imagem dos gossipibomas abdominais. Radiol Bras [online]. 2012, vol.45, n.1, pp. 53-58. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842012000100012.

O termo gossipiboma é usado para descrever uma massa formada a partir de uma matriz de algodão cercada por uma reação inflamatória/granulomatosa. Sua incidência é estimada em 0,15% a 0,2%. O corpo estranho na cavidade abdominal pode servir de nicho para a proliferação de microrganismos e agir como foco primário para formação de abscessos e de peritonite. Vários estudos têm demonstrado a importância da correlação clínica com os diversos métodos de imagem (radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) no diagnóstico dos gossipibomas. Este ensaio tem por objetivo demonstrar uma série de casos típicos de gossipibomas abdominais e ilustrar suas diversas formas de apresentação, com ênfase nos achados dos diferentes métodos de imagem, visando a familiarizar os radiologistas com esta enfermidade e seus principais diagnósticos diferenciais.

Palavras-chave : Gossipiboma; Abdominal; Diagnóstico por imagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês