SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Redundant nerve roots of the cauda equina: review of the literatureLymphoma of uterine cervix: magnetic resonance imaging findings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

VON ATZINGEN, Augusto Castelli et al. Aspectos comuns e pseudolesões na colonografia por tomografia computadorizada: ensaio iconográfico. Radiol Bras [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 160-166. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842012000300008.

A colonografia por tomografia computadorizada é um método minimamente invasivo para rastreamento de pólipos e do câncer colorretal, com complicações extremamente incomuns, sendo cada vez mais utilizada na prática clínica. Na última década, a evolução no preparo intestinal, na aquisição das imagens e no treinamento dos examinadores determinou um aumento significativo na sensibilidade do método. A interpretação das imagens é realizada por meio da análise combinada das imagens fontes bidimensionais e de diversos tipos de reconstruções tridimensionais, com sensibilidade ao redor de 96% na detecção de lesões com dimensões iguais ou maiores que 10 mm, quando analisadas por radiologistas experientes. Neste ensaio pictórico selecionamos exemplos ilustrativos das doenças e pseudolesões mais frequentemente observadas neste tipo de exame. Apresentamos exemplos de lesões polipoides e planas, benignas e malignas, moléstia diverticular dos cólons, entre outras afecções, bem como pseudolesões, entre as quais aquelas relacionadas a preparo inadequado e interpretação equivocada.

Keywords : Colonografia; Tomografia computadorizada; Câncer colorretal; Pólipos do colo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese