SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4A tomografia por emissão de pósitrons com 2-[18F]-fluoro-2-desoxi-D-glicose é custo-efetiva em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células no BrasilAvaliação de exposições médicas em procedimentos pediátricos de radiologia intervencionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

SIMAO, Marcelo Novelino; HELMS, Clyde A.  e  RICHARDSON, William J.. Achados de ressonância magnética em cistos epidurais de origem discal em pacientes não operados e após microdiscectomia. Radiol Bras [online]. 2012, vol.45, n.4, pp. 205-209. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842012000400005.

OBJETIVO: Demonstrar os achados de imagem em cinco casos de cisto discal em pacientes sem cirurgia prévia e após microdiscectomia. MATERIAIS E MÉTODOS: Cinco cistos discais em quatro pacientes submetidos a exames de ressonância magnética foram identificados após procura em nossos sistemas de dados e por referência de um cirurgião ortopédico especialista em coluna. Exames de tomografia computadorizada também estavam disponíveis em dois casos e discografia por tomografia computadorizada em um caso. RESULTADOS: Três pacientes não tinham história prévia de cirurgia lombar e o outro paciente, que tinha dois cistos discais, apresentava recorrência dos sintomas após laminectomia parcial e microdiscectomia. Todos os cistos mostravam aspecto ovalado e estavam localizados no espaço epidural anterior, sendo quatro ventrolaterais, e o outro estava posicionado na região central do espaço epidural anterior. A discografia por tomografia computadorizada, disponível em um caso, demonstrou continuidade do cisto com o disco. Três foram submetidos a ressecção cirúrgica. CONCLUSÃO: A ressonância magnética pode facilmente identificar um cisto epidural e o diagnóstico de cisto discal deve ser considerado quando uma imagem cística homogênea, localizada no espaço epidural anterior, ventrolateral, e em contato com um disco parcialmente degenerado for identificada.

Palavras-chave : Ressonância magnética; Coluna lombar; Cisto discal; Cisto epidural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês