SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Tenossinovite e sinovite do primeiro compartimento extensor do punho: o que o ultrassonografista precisa saberTumor miofibroblástico inflamatório da bexiga em criança: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

FEBRONIO, Eduardo Miguel; NUNES, Thiago Franchi; CARDIA, Patrícia Prando  e  D'IPPOLITO, Giuseppe. Torção ovariana: ensaio iconográfico com enfoque em achados de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Radiol Bras [online]. 2012, vol.45, n.4, pp. 225-229. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842012000400009.

O objetivo deste artigo é descrever os principais achados em tomografia computadorizada e ressonância magnética da torção ovariana. Dois examinadores em consenso selecionaram e analisaram casos ilustrativos, obtidos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2011, de pacientes submetidas a tomografia computadorizada e ressonância magnética, com dor abdominal aguda comprovadamente decorrente de torção ovariana, destacando os principais aspectos de imagem. O crescente papel da tomografia computadorizada e da ressonância magnética na avaliação de paciente com abdome agudo de origem ginecológica requer que o radiologista se familiarize com os aspectos de imagem das suas principais causas, utilizando estas ferramentas diagnósticas em conjunto com a ultrassonografia.

Palavras-chave : Abdome agudo; Doenças dos anexos; Torção ovariana; Tomografia computadorizada; Ressonância magnética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês