SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número5Dosimetria comparativa de braquiterapia de próstata com sementes de I-125 e Pd-103 via SISCODES/MCNPGravidez ectópica: ensaio iconográfico com enfoque em achados de tomografia computadorizada e ressonância magnética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984

Resumo

TAVARES JUNIOR, Wilson Campos et al. Fadiga óssea: causa de dor em joelhos na osteoartrite. Radiol Bras [online]. 2012, vol.45, n.5, pp. 273-278. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842012000500008.

A dor no joelho é o sintoma mais comum na osteoartrite, sendo a principal causa de incapacidade crônica em idosos e uma das principais fontes de morbidade atribuível à osteoartrite em geral. As causas de dor no joelho em pessoas com osteoartrite não são facilmente entendidas e o conhecimento sobre as causas da dor é fundamental para que futuramente sejam realizadas intervenções específicas. A fadiga óssea representa o remodelamento do osso subcondral na osteoartrite, levando a uma consequente alteração na forma do osso e/ou perda óssea. No entanto, a fadiga óssea não é algo facilmente interpretado, pois é de difícil detecção na ausência de defeitos claros da cortical e pela sobreposição de estruturas ósseas nas radiografias convencionais. A fadiga óssea está associada não apenas a dor no joelho, mas também a rigidez e incapacidade. Se a fadiga ocorre antes da osteoartrite avançada, isso sugere que alterações no osso subcondral podem ocorrer simultaneamente a alterações da cartilagem e que tratamentos visando sua preservação podem não ser eficazes. Lesões com padrão de edema ósseo estão associadas e são fatores preditivos para fadiga óssea. Este trabalho tem por objetivo rever a literatura mostrando a importância da fadiga óssea e de como diagnosticar esta alteração nos exames de imagem.

Palavras-chave : Ressonância magnética; Osteoartrite; Dor nos joelhos; Fadiga óssea; Osso subcondral; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês