Acessibilidade / Reportar erro

Biópsia percutânea de massas pancreáticas guiada por tomografia computadorizada com pneumodissecção* * Trabalho realizado no Hospital A. C. Camargo, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo

Descrever a técnica de biópsia percutânea de tumores pancreáticos guiada por tomografia computadorizada com pneumodissecção.

Materiais e Métodos

No período de junho de 2011 a maio de 2012, foram realizadas sete biópsias percutâneas de tumores pancreáticos guiadas por tomografia computadorizada utilizando a manobra de pneumodissecção em nossa instituição. Todas as biópsias foram realizadas utilizando pistola de disparo automático e sistema coaxial, com agulhas Tru-core. As amostras colhidas foram submetidas a avaliação histológica.

Resultados

Para todos os casos, não havia um acesso direto seguro pela tomografia computadorizada para atingir o tumor pancreático sem atravessar órgãos e estruturas importantes. A injeção de ar foi capaz de deslocar as estruturas adjacentes e criar uma nova rota de acesso, permitindo um trajeto seguro da agulha coaxial até a lesão, e a biópsia foi realizada com sucesso em todos os casos. Todas as biópsias forneceram material suficiente para análise histológica.

Conclusão

Esta técnica é segura, barata e tecnicamente fácil, podendo auxiliar na realização de biópsias percutâneas de tumores pancreáticos guiadas por tomografia computadorizada de casos selecionados em que não existe acesso direto à lesão.

Neoplasias pancreáticas; Biópsia por agulha; Tomografia computadorizada


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br