SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1The learning about imaging diagnosis technologyReliability of digital panoramic radiography in the diagnosis of carotid artery calcifications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

CARNEIRO FILHO, Omar; VILELA FILHO, Osvaldo; RAGAZZO, Paulo César  and  FONSECA, Lea Mirian Barbosa da. Um novo método para a localização intraoperatória de foco de epilepsia mediante utilização de gamaprobe. Radiol Bras [online]. 2014, vol.47, n.1, pp.23-27. ISSN 0100-3984.  https://doi.org/10.1590/S0100-39842014000100010.

Objetivo

Avaliar a utilidade de um novo método de intervenção multimodal guiado por imagem, permitindo a detecção de áreas epileptogênicas mediante utilização de gamaprobe em comparação à eletrocorticografia intraoperatória.

Materiais e Métodos

Dois pacientes sintomáticos com epilepsia refratária realizaram ressonância magnética, videoeletroencefalograma, SPECT cerebral, avaliação neuropsicológica e foram submetidos a neurocirurgia usando gamaprobe.

Resultados

No paciente 1 as contagens radioativas inicialmente estavam no máximo no giro temporal, cerca de 3,5 cm posterior à ponta do lobo temporal esquerdo. Após corticotomia, o gamaprobe apontou o ponto máximo na cabeça do hipocampo, de acordo com os achados de eletrocorticografia intraoperatória. No paciente 2 as contagens foram máximas na região occipital em sua transição com os lobos temporal e parietal (hemisfério direito). Na cirurgia, a área mapeada da atividade epileptogênica na eletrocorticografia foi também delimitada, demarcada e comparada aos dados do gamaprobe. Após a lesionectomia, procedeu-se uma nova radiocontagem no paciente e na peça cirúrgica (ex-vivo).

Conclusão

A comparação entre os métodos mostrou acurácia praticamente similar. As vantagens do gamaprobe foram a de não ser invasivo, ser de baixo custo e também ser relevante para mostrar a redução da atividade radioativa no local da exérese.

Keywords : Cirurgia radioguiada; Epilepsia; Gamaprobe; Eletrocorticografia; SPECT cerebral.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )