Objetivo
Investigar a aprendizagem sobre gestão de recursos humanos na residência em radiologia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, procurando aprimoramento da formação do radiologista.
Materiais e Métodos
Pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, junto aos docentes, preceptores e residentes do programa, utilizando-se questionários no formato Likert (46) e aprofundamento com entrevistas (18) com categorização por análise temática.
Resultados
Para 71% dos participantes, o residente tem clareza sobre o grau de autonomia e complexidade na realização das suas funções. Cinquenta e três por cento discordam que todos os profissionais envolvidos têm clareza de seus papéis no desenvolvimento das atividades e 48% afirmam que o residente não tem a oportunidade de aprender a gerir o trabalho em equipe multiprofissional.
Conclusão
O isolamento nas salas de laudos, a pouca interatividade entre os setores com atividades diversificadas e estanques, a ausência de cultura prévia e a falta de ênfase do ensino na gestão de recursos humanos podem interferir no desenvolvimento de competências para a prática. Assim como o programa investigado, uma revisão dos objetivos da residência médica na radiologia deveria ocorrer, incorporando, dentro do possível, o compromisso com o treinamento de habilidades relacionadas com a gestão dos recursos humanos e, assim, ampliando o escopo de competências dos futuros radiologistas.
Educação médica; Residência médica; Administração de recursos humanos em saúde; Radiologia; Diagnóstico por imagem