Acessibilidade / Reportar erro

Embolização arterial transcateter de hemangiomas hepáticos gigantes sintomáticos e não ressecáveis: experiência de um único centro no uso de uma mistura de lipiodol e etanol* * Trabalho realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência dos autores de embolização arterial transcateter com o uso de uma mistura de lipiodol e etanol em três casos de hemangiomas hepáticos gigantes sintomáticos e não ressecáveis.

Materiais e Métodos:

Três hemangiomas hepáticos gigantes sintomáticos e não ressecáveis em três pacientes foram embolizados com o uso de uma mistura transarterial de etanol e lipiodol.

Resultados:

A regressão dos sintomas e a melhora na qualidade de vida foram observadas em todos os casos. Nenhuma complicação foi encontrada e todos os pacientes receberam alta em até 12 horas após o procedimento.

Conclusão:

O etanol misturado com o lipiodol foi um tratamento eficaz e seguro para hemangiomas hepáticos gigantes sintomáticos nesta pequena série de pacientes.

Unitermos:
Hemangioma; Embolização terapêutica; Etanol; Óleo etiodado

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br