Acessibilidade / Reportar erro

Readequação de protocolos de exames de tomografia computadorizada de abdome em um hospital universitário: impacto na dose de radiação* * Trabalho realizado no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Quantificar a redução da dose estimada de radiação em exames de tomografia computadorizada de abdome após a implementação de novos protocolos dirigidos para a suspeita clínica e ajuste nos parâmetros técnicos de aquisição.

Materiais e Métodos:

Foram avaliados, de forma retrospectiva e prospectiva, os relatórios de dose de exames de tomografia computadorizada de abdome realizados três meses antes (grupo A – 511 exames) e três meses após (grupo B – 788 exames) a implementação de novos protocolos de exame propostos em função das indicações clínicas. Contemporaneamente, os parâmetros de aquisição das imagens foram ajustados de modo a reduzir a exposição em cada fase do exame. Os grupos foram comparados quanto ao número médio de fases de aquisição, valores de CTDIvol por fase, DLP por fase e DLP por exame.

Resultados:

O grupo B apresentou redução significativa em todos os aspectos analisados: número de fases, CTDIvol por fase, DLP por fase e DLP por exame mostraram reduções de 33,9%, 25,0%, 27,0% e 52,5%, respectivamente (p < 0,001).

Conclusão:

O uso racional das fases de aquisição dirigidas para a suspeita clínica, em conjunto com adequação nos aspectos técnicos, permite reduzir pela metade a dose de radiação por exame de tomografia computadorizada de abdome.

Unitermos:
Tomografia computadorizada; Abdome; Meio de contraste; Dose de radiação; Proteção radiológica

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br