SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue6Compressive neuropathy of the first branch of the lateral plantar nerve: a study by magnetic resonance imagingComputed tomography angiography in patients with active gastrointestinal bleeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

HOCHHEGGER, Bruno et al. Ressonância magnética do tórax: sugestão de protocolo. Radiol Bras [online]. 2015, vol.48, n.6, pp.373-380. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2014.0017.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento de sequências ultrarrápidas, a ressonância magnética (RM) tem-se estabelecido como uma ferramenta de diagnóstico por imagem de grande valor. Em virtude dos aperfeiçoamentos na velocidade de aquisição e na qualidade das imagens, a RM é atualmente um método apropriado também para o estudo de doenças pulmonares. A principal vantagem da RM é sua combinação única que permite avaliação morfológica e funcional em um mesmo exame de imagem. Neste artigo iremos revisar aspectos técnicos e sugerir um protocolo para a realização de RM do tórax. Também serão descritas as três maiores indicações de RM do tórax: estadiamento para neoplasia pulmonar, avaliação de doença vascular do pulmão e investigação de doenças pulmonares em pacientes que não devem ser expostos à radiação ionizante.

Keywords : Ressonância magnética; Pulmão; Tórax; Protocolo; Sequências.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )