SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Influence of partial k-space filling on the quality of magnetic resonance imagesIncidental irradiation of internal mammary lymph nodes in breast cancer: conventional two-dimensional radiotherapy versus conformal three-dimensional radiotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

SALES, Camila Pessoa et al. Avaliação do uso de diferentes agentes de contraste em ressonância magnética como fontes falsas em planejamentos de braquiterapia guiados por imagem. Radiol Bras [online]. 2016, vol.49, n.3, pp.165-169. ISSN 1678-7099.  https://doi.org/10.1590/0100-3984.2015.0004.

Objetivo:

Encontrar um material de contraste que possa ser utilizado como fonte falsa em imagens de ressonância magnética.

Materiais e Métodos:

Foram feitas imagens de ressonância magnética de cateteres preenchidos com seis meios de contraste conhecidos: água, glicose 50%, soro fisiológico, óleo de oliva, glicerina, solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4) (2.08 g/L), inseridos em aplicadores de sonda e anel compatíveis com tomografia computadorizada/ressonância magnética colocados em um objeto simulador de gelatina e CuSO4. Os materiais com melhores respostas foram testados em quatro pacientes que utilizaram os aplicadores.

Resultados:

Os cateteres preenchidos por CuSO4 apresentaram melhor visualização em sequências T2, seguidos pelos cateteres com solução de soro fisiológico e glicerina, que apresentaram visualização insatisfatória. O CuSO4 apresentou bom contraste em sequências T2 quando testado em objeto simulador e em pacientes, porém com uma identificação insatisfatória da primeira posição de parada possível para fonte, principalmente no anel.

Conclusão:

O CuSO4 se mostrou a melhor solução para visualização dos canais dos aplicadores, principalmente em sequências T2 in vitro, mas os materiais testados apresentaram baixo sinal nas imagens de ressonância magnética in vivo e uma precisão insatisfatória para identificação da primeira parada de fonte possível.

Keywords : Imagem tridimensional; Braquiterapia/métodos; Técnicas de diagnóstico obstétrico e ginecológico; Imagem por ressonância magnética/métodos; Meios de contraste.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )