SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3Irradiação incidental da cadeia mamária interna no câncer de mama: comparação entre a técnica convencional (bidimensional) e a técnica tridimensionalTumores ósseos do joelho: achados na radiologia convencional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Radiologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-3984versão On-line ISSN 1678-7099

Resumo

COSTA, Paulo Roberto; YOSHIMURA, Elisabeth Mateus; NERSISSIAN, Denise Yanikian  e  MELO, Camila Souza. Correlação entre dose efetiva e riscos radiológicos: conceitos gerais. Radiol Bras [online]. 2016, vol.49, n.3, pp.176-181. ISSN 0100-3984.  https://doi.org/10.1590/0100-3984.2014.0097.

Este trabalho de revisão pretende oferecer uma abordagem educacional relacionada às limitações na utilização da grandeza dose efetiva como ferramenta para quantificação de doses decorrentes de aplicações em diagnóstico médico utilizando radiações ionizantes. Os autores apresentam uma análise crítica sobre as grandezas aceitas e utilizadas atualmente para a avaliação dosimétrica em procedimentos de diagnóstico médico por imagem, tendo como base estudos publicados na literatura. Destacam-se as formas de utilização dessas grandezas para a avaliação do risco atribuído ao procedimento e para o cálculo da dose efetiva e sua correta utilização e interpretação.

Palavras-chave : Dosagem de radiação; Efeitos da radiação; Diagnóstico por imagem/efeitos adversos; Eficiência biológica relativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )