SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Ultrasound evaluation of the morphometric patterns of lymph nodes of the head and neck in young and middle-aged individualsStudy of scattered radiation during fluoroscopy in hip surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

CANTADOR, Alex Aparecido et al. Estudo comparativo entre ultrassonografia duplex e angiotomografia no acompanhamento pós-operatório da correção endovascular de aneurismas do eixo aortoilíaco. Radiol Bras [online]. 2016, vol.49, n.4, pp.229-233. ISSN 1678-7099.  https://doi.org/10.1590/0100-3984.2014.0139.

Objetivo:

Comparar a ultrassonografia duplex e a angiotomografia computadorizada no diagnóstico dos endoleaks e na medida do diâmetro do saco aneurismático no acompanhamento pós-operatório da correção endovascular do aneurisma de aorta abdominal.

Materiais e Métodos:

Foram estudados, prospectivamente, 30 doentes submetidos a correção endovascular de aneurismas de aorta infrarrenal e ilíacas. No seguimento pós-operatório foram realizadas ultrassonografia duplex e angiotomografia no mesmo intervalo de tempo, por radiologistas independentes. Foram avaliadas as medidas do saco aneurismático e a presença ou ausência de endoleaks .

Resultados:

O diâmetro médio do saco aneurismático encontrado foi 6,09 ± 1,95 cm para a ultrassonografia duplex e 6,27 ± 2,16 cm para a angiotomografia, existindo correlação estatisticamente significante, com R = 0,88 e p < 0,01 (Pearson). Considerando a detecção de endoleaks , o valor preditivo negativo da ultrassonografia duplex (comparada à angiotomografia) foi 92,59% e a especificidade foi 96,15%.

Conclusão:

Os resultados demonstram pequena variação entre os métodos empregados, não comprometendo o manejo clínico. A ultrassonografia duplex poderia substituir a angiotomografia no acompanhamento pós-operatório da correção endovascular do aneurisma de aorta infrarrenal, com baixo custo, evitando potenciais complicações clínicas relacionadas ao uso de contraste iodado e exposição à radiação ionizante.

Keywords : Aneurisma; Aorta; Endovascular; Ultrassonografia; Angiotomografia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )