Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Radiologia Brasileira
Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099
Abstract
BURLIN, Stênio et al. Avaliação da doença de Crohn por meio da enterografia por tomografia computadorizada: qual o impacto da experiência dos examinadores na reprodutibilidade do método?. Radiol Bras [online]. 2017, vol.50, n.1, pp.13-18. ISSN 0100-3984. http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2015.0131.
Objetivo:
Avaliar o impacto da experiência do examinador na reprodutibilidade e na acurácia de detecção de sinais radiológicos em exames de enterografia por tomografia computadorizada (entero-TC) de pacientes portadores da doença de Crohn.
Materiais e Métodos:
Análise retrospectiva de exames de entero-TC de 20 pacientes com doença de Crohn. Os exames foram analisados, independentemente, por dois radiologistas do último ano de residência (dupla I) e dois especialistas em imagem abdominal (dupla II). A concordância interobservador de cada dupla de examinadores para a identificação dos principais sinais tomográficos foi calculada pelo teste kappa. A acurácia da dupla I foi medida usando-se como referência um consenso entre três examinadores experientes.
Resultados:
Ambas as duplas obtiveram concordância interobservador semelhante e com correlação moderada a boa para os sinais de estratificação mural, espessamento da parede, realce mucoso, densificação da gordura e sinal do pente (kappa: 0,45-0,64). Os examinadores menos experientes apresentaram acurácia superior a 80% para os sinais, exceto para linfonodos e fístula (entre 60% e 75%).
Conclusão:
Examinadores menos experientes têm tendência a apresentar grau de concordância entre si semelhante à de examinadores experientes na avaliação dos principais sinais tomográficos da doença de Crohn, com acurácia considerada satisfatória, para a maioria dos sinais.
Keywords : Reprodutibilidade dos testes; Doença de Crohn; Tomografia computadorizada.