SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Reproducibility and interobserver agreement of the R.E.N.A.L. nephrometry score: focus on imaging featuresModified approach to the characterization of adrenal nodules using a standard abdominal magnetic resonance imaging protocol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

BURLIN, Stênio et al. Avaliação da doença de Crohn por meio da enterografia por tomografia computadorizada: qual o impacto da experiência dos examinadores na reprodutibilidade do método?. Radiol Bras [online]. 2017, vol.50, n.1, pp.13-18. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2015.0131.

Objetivo:

Avaliar o impacto da experiência do examinador na reprodutibilidade e na acurácia de detecção de sinais radiológicos em exames de enterografia por tomografia computadorizada (entero-TC) de pacientes portadores da doença de Crohn.

Materiais e Métodos:

Análise retrospectiva de exames de entero-TC de 20 pacientes com doença de Crohn. Os exames foram analisados, independentemente, por dois radiologistas do último ano de residência (dupla I) e dois especialistas em imagem abdominal (dupla II). A concordância interobservador de cada dupla de examinadores para a identificação dos principais sinais tomográficos foi calculada pelo teste kappa. A acurácia da dupla I foi medida usando-se como referência um consenso entre três examinadores experientes.

Resultados:

Ambas as duplas obtiveram concordância interobservador semelhante e com correlação moderada a boa para os sinais de estratificação mural, espessamento da parede, realce mucoso, densificação da gordura e sinal do pente (kappa: 0,45-0,64). Os examinadores menos experientes apresentaram acurácia superior a 80% para os sinais, exceto para linfonodos e fístula (entre 60% e 75%).

Conclusão:

Examinadores menos experientes têm tendência a apresentar grau de concordância entre si semelhante à de examinadores experientes na avaliação dos principais sinais tomográficos da doença de Crohn, com acurácia considerada satisfatória, para a maioria dos sinais.

Keywords : Reprodutibilidade dos testes; Doença de Crohn; Tomografia computadorizada.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )