SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue4Breast cancer screening: updated recommendations of the Brazilian College of Radiology and Diagnostic Imaging, Brazilian Breast Disease Society, and Brazilian Federation of Gynecological and Obstetrical AssociationsSpondyloarthropathy: diagnostic imaging criteria for the detection of sacroiliitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

OLIVEIRA, Romulo Varella de  and  PEREIRA, João Santos. O papel da difusão por ressonância magnética na doença de Parkinson e no diagnóstico diferencial com parkinsonismo atípico. Radiol Bras [online]. 2017, vol.50, n.4, pp.250-257. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2016-0073.

A doença de Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns. Clinicamente, é caracterizada por sintomas motores, devendo ser diferenciada com outras doenças que cursam com parkinsonismo, definidas como parkinsonismo atípico. A ressonância magnética convencional é o principal método de imagem para auxiliar este diagnóstico diferencial e, atualmente, seu papel tem crescido com as técnicas avançadas, como a difusão. O objetivo deste artigo é revisar o papel da ressonância magnética na doença de Parkinson e no diagnóstico diferencial com parkinsonismo atípico, com ênfase na técnica de difusão.

Keywords : Doença de Parkinson; Transtornos parkinsonianos; Paralisia supranuclear progressiva; Atrofia de múltiplos sistemas; Doenças degenerativas/fisiopatologia; Difusão por ressonância magnética.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )