Acessibilidade / Reportar erro

Laudo radiológico: qual a opinião do médico solicitante?

Resumo

Objetivo:

Avaliar a opinião e a percepção dos médicos solicitantes sobre o laudo radiológico e desenvolver ferramentas que promovam uma melhora de sua qualidade.

Materiais e Métodos:

Foi elaborado um questionário contendo dez questões de múltipla escolha acerca do laudo radiológico, o qual foi submetido a 35 médicos especialistas e 35 médicos residentes de outras especialidades.

Resultados:

Médicos referentes (especialistas e residentes) mostraram preferência por laudos estruturados, com uma descrição explicada em linguagem médica universal e conclusão completa contendo as possibilidades diagnósticas indicadas com probabilidade de certeza. A técnica do exame deve ser descrita e o relatório final é mais bem apresentado quando contém o laudo final associado a imagens impressas e em formato digital. Também foram relatadas a confiança na opinião do radiologista e a necessidade de um canal direto de comunicação com ele.

Conclusão:

Os médicos solicitantes buscam relatórios detalhados (inclusive com a descrição da técnica do exame), preferencialmente estruturados, com linguagem objetiva e conclusões pertinentes (o posicionamento do radiologista sobre o caso é importante). É necessário discutir os diagnósticos diferenciais e fornecer uma forma de contato entre as partes. Apesar de considerarem relevante a opinião do radiologista, eles também querem analisar as imagens por conta própria.

Unitermos:
Radiologia; Sistemas de informação em radiologia; Diagnóstico por imagem

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br