SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue5State of the art in vulvar cancer imagingWhat the radiologist should know about the role of interventional radiology in urology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

ALVES, Aldo Maurici Araújo et al. As diversas faces do linfoma hepático primário e secundário: manifestações de imagem e abordagem diagnóstica. Radiol Bras [online]. 2019, vol.52, n.5, pp.325-330.  Epub Oct 24, 2019. ISSN 1678-7099.  https://doi.org/10.1590/0100-3984.2018.0013.

O linfoma hepático pode ser dividido em primário e secundário. Para ser classificada como linfoma hepático primário, a doença deve estar limitada ao fígado e linfonodos hilares, sem acometimento de outros órgãos (incluindo a medula óssea). O linfoma hepático primário é muito raro, correspondendo a menos de 1% de todos os linfomas não Hodgkin. Já o envolvimento secundário do fígado ocorre em quase metade dos casos de linfoma não Hodgkin. O conhecimento dos aspectos de imagem do linfoma hepático é importante para o diagnóstico precoce e manejo adequado do paciente. Com base em imagens de casos, nosso objetivo é revisar o papel da imagem por tomografia computadorizada e ressonância magnética na identificação e segmento do linfoma hepático, ilustrando e descrevendo o amplo espectro de achados de imagem observados nas formas primária e secundária da doença.

Keywords : Linfoma; Fígado; Ressonância magnética; Tomografia computadorizada.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )