SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue5Soft tissue calcifications: a pictorial essayTumors of the broad ligament: what and when to suspect such rare location author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Radiologia Brasileira

On-line version ISSN 1678-7099

Abstract

NUNES, Thiago Franchi et al. Acesso percutâneo no diagnóstico de neoplasias uroteliais: ensaio iconográfico com correlação anatomopatológica. Radiol Bras [online]. 2020, vol.53, n.5, pp.345-348.  Epub Oct 02, 2020. ISSN 1678-7099.  https://doi.org/10.1590/0100-3984.2019.0091.

O carcinoma urotelial é uma neoplasia maligna rara, responsável por apenas 5% a 7% dos tumores renais e 5% dos tumores uroteliais. No manejo do carcinoma urotelial, a determinação anatomopatológica tem por objetivo estratificar os tumores em diferentes grupos prognósticos, para permitir avaliar resultados do tratamento e otimizar o gerenciamento dos pacientes. Biópsia percutânea guiada por imagem é um procedimento seguro e tecnicamente viável, com alta sensibilidade e taxa de precisão. Apesar de as biópsias percutâneas guiadas por imagem do trato urinário serem um procedimento relativamente incomum, podem ser consideradas como opção em casos selecionados ou quando os métodos tradicionais, como o a técnica ureteroscópica, não são possíveis.

Keywords : Acesso percutâneo; Trato urinário; Malignidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )