SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Efeito de bioprotetores em patógenos de sementes e na emergência e rendimento de grãos de milhoHerança da resistência à mancha-angular do feijoeiro e identificação de marcadores moleculares flanqueando o loco de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fitopatologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-4158

Resumo

BRUNO, ANA C.  e  URASHIMA, ALFREDO S.. Inter-relação sexual de Magnaporthe grisea do trigo e de outros hospedeiros. Fitopatol. bras. [online]. 2001, vol.26, n.1, pp. 21-26. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582001000100004.

Foram identificados isolados de Magnaporthe grisea do Brasil a serem utilizados como parentais em estudos de determinação do tipo compatível ("mating type") do fungo. A escolha dos melhores parentais baseou-se naqueles isolados que determinaram o tipo compatível de maior número de isolados de M. grisea do trigo (Triticum aestivum). A inter-relação sexual da brusone do trigo com a brusone de diversos hospedeiros foi avaliada de acordo com os seguintes parâmetros: determinação de tipo compatível (MAT1-1 e MAT1-2), sexualidade (hermafrodita, fêmea e macho), fertilidade (número de peritécios) e produção de órgãos sexuais (peritécio, ascas e ascósporos). Os parentais Bp3a e Br118.2D possibilitaram a identificação do tipo compatível de maior porcentagem dos isolados da brusone do trigo. Entre as diversas gramíneas estudadas, os isolados de brusone provenientes de Brachiaria plantaginea e T. aestivum podem influenciar na alta variabilidade de M. grisea do trigo. Verificou-se variabilidade genética dentro de isolados de Setaria geniculata, sugerindo que a brusone desse hospedeiro pode influir na variabilidade da brusone do trigo. Isolados de brusone do arroz (Oryza sativa) apresentaram baixa fertilidade sexual.

Palavras-chave : variabilidade; fertilidade; recombinação; tipos compatíveis; ervas daninhas; Triticum aestivum.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português