SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Transmisión experimental del virus del mal de Río Cuarto por Delphacodes kuscheliIsolate of Cucumber mosaic virus obtained from banana in São Paulo State, Brazil, belongs to the subgroup Ia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Fitopatologia Brasileira

versión impresa ISSN 0100-4158

Resumen

INOUE-NAGATA, ALICE K. et al. Análise da seqüência de nucleotídeos da capa proteica e da região 3' não codificadora de dois isolados brasileiros de Potato virus Y. Fitopatol. bras. [online]. 2001, vol.26, n.1, pp. 45-52. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582001000100008.

Dois isolados do vírus Y da batata (Potato virus Y, PVY) foram caracterizados biologicamente como pertencentes às estirpes necrótica (PVY-NBR ) e comum (PVY-OBR) com base nos sintomas induzidos em plantas-teste. Caracterização adicional foi realizada com a determinação da seqüência de nucleotídeos do cDNA correspondente à extremidade 3' do genoma viral. A seqüência obtida continha 195 nucleotídeos (nt) que codificam uma parte do gene da inclusão nuclear b (NIb), 804 nt da capa proteíca (CP) e 328 nt em PVY-OBR e 326 nt em PVY-NBR da região 3' não traduzida (UTR). A análise da seqüência mostrou ser composta por uma única fase aberta de leitura contendo parte do NIb e a CP consistindo de 267 aminoácidos. Os dois isolados apresentaram uma similaridade de 95,1% na seqüência de aminoácidos da CP. A CP e a seqüência 3'-UTR dos isolados brasileiros foram comparados com as seqüências de outros isolados de PVY previamente relatados e árvores filogenéticas foram construídas. As árvores mostraram a delimitação de dois grupos distintos, um contendo a maioria das estirpes comuns e o outro com as estirpes necróticas. PVY-OBR foi agrupado no grupo comum e PVY-NBR no necrótico.

Palabras llave : PVY; Potyvirus; phylogenetic analysis; taxonomy; coat protein.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés