SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Incidência de erwinias pectolíticas associadas com a canela preta em batata no Rio Grande do SulMapeamento de genes de resistência do feijoeiro à ferrugem, antracnose e mancha-angular usando marcadores RAPD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fitopatologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-4158

Resumo

LOVISOLO, Osvaldo; ACCOTTO, Gian Paolo; MASENGA, Vera  e  COLARICCIO, Addolorata. Isolado do Apple stem grooving virus associado a intumescências em frutos de tangerina Cleópatra. Fitopatol. bras. [online]. 2003, vol.28, n.1, pp. 54-58. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582003000100008.

A presença de intumescências em frutos de tangerina Cleópatra (Citrus reshni) observadas em Limeira (SP), foram associadas ao Citrus tatter leaf (CTLV-Cl), um isolado do virus do acanalamento do lenho da maceira (Apple stem grooving virus, ASGV). O CTLV-Cl foi transmitido mecanicamente para as principais hospedera experimentais do CTLV. Chenopodium quinoa e C. amaranticolor reagiram com lesões locais e sintomas sistêmicos, enquanto as demais reagiram ligeiramente diferente do relatado para CTLV. Um par de primers desenhados para CTLV e ASGV amplificaram um fragmento de 801 pb, conforme o esperado, a parteir de plantas herbaceas infetadas com o CTLV-Cl. Particulas do tipo capillovirus foram observadas ao microscópio eletrônico, em folhas de Chenopodium quinoa e C. amaranticolor experimentalmente infetadas.

Palavras-chave : Citrus tatter leaf virus; Capillovirus; RT-PCR.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês