SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Severity of melon fruit blotch under different conditions of leaf wetness and inoculum concentrations of Acidovorax avenae subsp. citrulliIdentification and cultural characteristics of Aspergillus species isolated in common bean seeds from Paraíba State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fitopatologia Brasileira

Print version ISSN 0100-4158

Abstract

ALMEIDA, Fernandes A. et al. Diagnóstico e quantificação de doenças fúngicas da acerola no Estado da Paraíba. Fitopatol. bras. [online]. 2003, vol.28, n.2, pp. 176-179. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582003000200010.

Objetivando o diagnóstico e quantificação das doenças da acerola (Malpighia emarginata) no Estado da Paraíba, realizou-se um levantamento nas microrregiões do Sertão, Curimatau, Brejo e Litoral. As doenças identificadas foram a cercosporiose (Cercospora sp.), fusariose (Fusarium oxysporum), fumagina (Capnodium sp.), antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) e mancha de Alternaria (Alternaria sp.). Além dessas, no teste de patogenicidade, verificou-se o desenvolvimento de lesões circulares, secamento e queda de folhas que foram previamente feridas e inoculadas com um fungo do gênero Pestalotiopsis,isolado de material doente coletado em áreas de plantio. Nas microrregiões do Brejo e Curimatau verificaram-se, respectivamente, o maior e o menor número de doenças. A cercosporiose ocorreu em todas as microrregiões, enquanto a antracnose e a fumagina foram verificadas no Brejo e Litoral, e a fusariose nas áreas irrigadas do Sertão e Curimataú. No Sertão e no Brejo, ocorreu, ainda, a mancha de Alternaria e pestalotiose, respectivamente. Os maiores valores de incidência e severidade da fumagina, antracnose e cercosporiose foram associados a elevações da precipitação pluviométrica nas microrregiões em que foram assinaladas, como também a presença de insetos sugadores para a primeira doença.

Keywords : Malpighia emarginata; incidência e severidade de doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese