SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Genotypic diversity among brazilian isolates of Macrophomina phaseolina revealed by RAPDComparative morphometric study of populations of Rotylenchulus reniformis (Nemata: Rotylenchulinae) from Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Fitopatologia Brasileira

versión impresa ISSN 0100-4158

Resumen

JUNIOR, Daniel G. et al. Incidência e severidade da cercosporiose do cafeeiro em função do suprimento de potássio e cálcio em solução nutritiva. Fitopatol. bras. [online]. 2003, vol.28, n.3, pp. 286-291. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582003000300010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência e a severidade da cercosporiose causada por Cercospora coffeicola em mudas de cafeeiro (Coffea arabica) cultivar Mundo Novo IAC 379-19, em função do suprimento de K e Ca em solução nutritiva. Instalou-se o experimento em DIC, com 16 tratamentos, três repetições e duas plantas por repetição. Utilizou-se esquema fatorial 4 x 4, com quatro doses de K (1, 3, 5 e 7 mmol/l) e quatro níveis de Ca (2, 4, 6 e 8 mmol/l). As mudas foram inoculadas semanalmente, durante 12 semanas, com suspensão de esporos de C. coffeicola na concentração de 15.000 conídios/ml. Foram realizadas sete avaliações quinzenais para a obtenção da área foliar total, número total de folhas e número total de lesões de cada planta. Após as avaliações determinou-se a porcentagem de área foliar lesionada e o peso da matéria seca total. A interação K x Ca influenciou a área abaixo da curva de progresso do total de lesões, do número total de folhas e a porcentagem de área foliar lesionada. As doses de K, isoladamente, influenciaram a matéria seca total, a área foliar total e a área abaixo da curva de progresso da incidência. As doses de Ca, isoladamente, influenciaram apenas a área foliar total e a área abaixo da curva de progresso da incidência.

Palabras llave : Cercospora coffeicola; nutrição mineral; café; doença.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués