SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Identificação de Rhizoctonia solani associada à soja no Brasil através de seqüências da região rDNA-ITSTrês novos patógenos associados a manchas foliares em aceroleira no Estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fitopatologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-4158

Resumo

CIA, Edivaldo et al. Desenvolvimento de resistência múltipla a doenças em linhagens avançadas de algodoeiro. Fitopatol. bras. [online]. 2003, vol.28, n.4, pp. 420-423. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582003000400012.

Estudo sobre o desenvolvimento de linhagens avançadas de algodoeiro (Gossypium hisrutum) com resistência múltipla a cinco doenças - murcha de Fusarium e de Verticillium, mancha-angular, ramulose e nematóides - revelou um processo acumulativo gerador de resultados expressivos, do ponto de vista agronômico, depois de decorridos 15 anos de trabalho. Baseado num esquema interativo compreendendo a eleição de linhagens apresentando resistência a uma ou mais dessas doenças e resseleção posterior dentro delas, o processo mostrou-se eficiente para aproveitar a variabilidade genética natural existente em genótipos estabilizados para outras características agronômicas e industriais. Tendência para estabelecimento de correlações positivas foi verificada apenas entre a resistência das plantas a nematóides e à mancha-angular. Por outro lado, a persistência de correlações negativas - principalmente entre a resistência a nematóides e à ramulose e entre esta e mancha-angular - mesmo nos materiais mais resistentes, indicou a possibilidade de perdas de resistência a algumas doenças se pressões excessivas de seleção forem realizadas para outras.

Palavras-chave : Gossypium hirsutum; resistência a doenças; correlações entre as resistências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português