SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Effect of the Soil-borne wheat mosaic virus on the metabolism of five wheat genotypes with different levels of resistance to the diseasePotential of non-pathogenic Fusarium oxysporum isolates for control of Fusarium wilt of tomato author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fitopatologia Brasileira

Print version ISSN 0100-4158

Abstract

JHAM, Gulab N.; DHINGRA, Onkar D.; JARDIM, Carolina M.  and  VALENTE, Vânia M. M.. Identificação do principal composto fungitóxico de óleo de casca de canela. Fitopatol. bras. [online]. 2005, vol.30, n.4, pp. 404-408. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582005000400011.

O objetivo deste estudo foi identificar o mais ativo componente fungitóxico de óleo de casca de canela (Cinnamomum zeylanicum), que pode ser usado como marcador para padronização de um conservante natural, baseado no óleo de canela, para sementes armazenadas. Os dois fungos de armazenamento, Aspergillus flavus e A. ruber foram usados como fungos-teste. O extrato de hexano e o óleo obtido por meio de hidro-destilação de casca de canela, tiveram concentração de inibição completa de crescimento (CICC) de 300 e 100 µl/l, respectivamente. A cromatografia preparativa de camada delgada de ambos os óleos produziu três frações. Em ambos os óleos a fração-2 foi a maior e mais ativa com CICC de 200 µl/l. A fungitoxidez também foi encontrada nas outras duas frações de ambos os óleos. As frações 1 e 3 do óleo extraído com hexano reduziram o crescimento de ambas as espécies de Aspergillus em 65%, e do óleo destilado em 45%, com CICC maior que 500 µl/l. A cromatografia gasosa-espectrometria de massa revelou que frações-2 de óleo hexânico continha 61% de cinamaldeído, 29% de ácido cinâmico e dois compostos não identificados nas proporção de 4 e 6%. A fracão-2 do óleo destilado continha 99,1% de cinamaldeído e 0,1% de um composto não identificado. O CICC de cinamaldeído sintético foi de 300 µl/l e de ácido cinâmico 500 µl/l. Os dados revelam que cinamaldeído é o composto principal com atividade antifúngica tanto no óleo extraído com hexano quanto no óleo destilado da casca de canela. Os outros componentes parecem ter efeito aditivo ou sinérgico na atividade fungitóxica total. O conservante natural de sementes baseado no óleo ou extrato de canela pode ser padronizado utilizando cinamaldeído como marcador.

Keywords : óleos essenciais; atividade antifúngica; fungitoxidez; compostos ativos; óleo de canela; conservante sementes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English