SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Suscetibilidade de frutos das variedades de laranja 'Valência' e 'Natal' à Guignardia citricarpa e a influência da coexistência de frutos sadios e sintomáticosUso de sondas fluorescentes na avaliação da viabilidade de Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis por citometria de fluxo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fitopatologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-4158

Resumo

RODRIGUEZ-PARDINA, Patricia E.; ZERBINI, F. Murilo  e  DUCASSE, Daniel A.. Diversidade genética de begomovírus associados às culturas da soja e feijoeiro na região Noroeste da Argentina. Fitopatol. bras. [online]. 2006, vol.31, n.4, pp. 342-348. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582006000400003.

A região Noroeste da Argentina (províncias de Tucumán, Salta, Jujuy, Santiago del Estero e Catamarca), de clima subtropical, apresenta uma alta incidência da mosca-branca Bemisia tabaci e a detecção de begomovírus também é freqüente. O Noroeste é a principal região produtora de feijão do país e produz aproximadamente 10% da soja da Argentina. A identidade e diversidade genética de begomovírus associados à soja e ao feijoeiro no Noroeste da Argentina foram estudadas com base na amplificação de fragmentos do genoma viral via PCR, utilizando oligonucleotídeos universais para o gênero Begomovirus que amplificam um fragmento correspondente à região 5' do gene da proteína capsidial. Os fragmentos amplificados foram clonados e seqüenciados, e as seqüências foram submetidas à análise filogenética. Os resultados indicam a presença de quatro espécies de begomovírus, todas relacionadas às espécies do Novo Mundo. O vírus prevalente, detectado em 94% das amostras de feijoeiro e soja e em duas amostras de plantas daninhas, apresentou alta identidade de sequência e relacionamento filogenético com o Sida mottle virus (SiMoV). Um vírus com alta identidade de seqüência com o Bean golden mosaic virus (BGMV) foi detectado em feijoeiro. As duas outras espécies apresentaram menos de 89% de identidade com os demais begomovírus, sugerindo-se tratar de novas espécies. Uma dessas possíveis novas espécies foi detectada em plantas de feijoeiro, soja e tomateiro.

Palavras-chave : Sida mottle virus; Bean golden mosaic virus; geminivírus.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês