SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Maize diseases caused by fungi of the genus StenocarpellaRelationships between disease intensity, solar radiation reflectance and grain yield in the Embrapa 16 wheat leaf rust pathosystem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fitopatologia Brasileira

Print version ISSN 0100-4158

Abstract

EIRAS, Marcelo et al. Videiras duplamente infectadas pelo Citrus exocortis viroid e Hop stunt viroid no Brasil. Fitopatol. bras. [online]. 2006, vol.31, n.5, pp. 440-446. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582006000500002.

Os viróides são os menores fitopatógenos conhecidos, sendo constituídos de uma molécula de RNA fita simples, circular, com forte estrutura secundária. Possuem genomas que variam entre 246 e 401 nucleotídeos e, por não traduzirem proteínas próprias, são totalmente dependentes da célula hospedeira para sua replicação. São classificados em duas famílias e sete gêneros. O Citrus exocortis viroid (CEVd) pertence ao gênero Pospiviroid, enquanto o Hop stunt viroid (HSVd) é o único membro do gênero Hostuviroid, ambos pertencentes à família Pospiviroidae. Estes patógenos apresentam ampla distribuição mundial e infectam um grande número de hospedeiras. No Brasil, isolados do CEVd e do HSVd foram detectados em citros e videiras. Com o objetivo de caracterizar e estudar a variabilidade genética destes viróides, promoveu-se extração de RNA total de folhas de videira Vitis vinifera 'Cabernet Sauvignon' e V. labrusca 'Niagara Rosada' provenientes de Bento Gonçalves, RS, e RT-PCR com oligonucleotídeos específicos para os cinco viróides já descritos em videira [HSVd, CEVd, Grapevine yellow speckle viroid 1 (GYSVd-1), Grapevine yellow speckle viroid 2 (GYSVd-2) e Australian grapevine viroid (AGVd)]. Amostras de folhas de Citrus medica infectadas pelo CEVd provenientes de São Paulo também foram analisadas. Os fragmentos de DNA amplificados foram eluídos, clonados e seqüenciados. As análises das seqüências revelaram que as amostras de videira estavam duplamente infectadas com o CEVd e HSVd. As análises filogenéticas mostraram que os clones de HSVd de videira aqui caracterizados agruparam-se com outros variantes de videira, formando um grupo separado de um segundo formado por variantes de citros. Já os clones de CEVd de videira agruparam-se com isolados de citros e videira.

Keywords : CEVd; HSVd; Pospiviroid; Hostuviroid; Pospiviroidae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English