SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Powders of kudzu, velvetbean, and pine bark added to soil increase microbial population and reduce Southern blight of soybeanEffect of levels of coffee berry removals on the incidence of rust and on the level of nutrients, carbohydrates and reductor sugar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Fitopatologia Brasileira

versión impresa ISSN 0100-4158

Resumen

ALVES, Marcelo C. et al. Geoestatística como metodologia para estudar a dinâmica espaço-temporal de doenças associadas a Colletotrichum spp. transmitidos por sementes. Fitopatol. bras. [online]. 2006, vol.31, n.6, pp. 557-563. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582006000600004.

Objetivou-se no presente trabalho caracterizar o progresso espaço-temporal da severidade da antracnose do feijoeiro comum e da ramulose do algodoeiro por meio da Geoestatística. Os experimentos foram conduzidos no campo, durante o período das águas, em diferentes épocas. Sementes inoculadas pelo método da restrição hídrica foram semeadas no centro de parcelas experimentais constituindo fonte de inóculo do tipo ponto. Foram realizadas semanalmente seis avaliações da severidade das doenças com base em escalas de notas. Pelos modelos de semivariograma isotrópicos esféricos e gaussianos ajustados aos dados, verificou-se o padrão de distribuição agregado e a dependência espacial de ambos os patossistemas. Com o mapeamento da severidade das doenças pelo método da krigagem ordinária em blocos, verificou-se menor severidade das doenças nos primeiros estádios, com aumento gradual ao longo do tempo. A antracnose apresentou formação inicial de focos de inóculo secundário, além do foco com inóculo inicial, que coalesceram com o tempo. A severidade da ramulose diminuiu gradualmente de forma radial e contínua do centro da parcela para as extremidades, com maior capacidade de infecção de plantas vizinhas, quando comparada à antracnose, possivelmente pela maior agressividade do patógeno e hábito de crescimento arbustivo do algodoeiro.

Palabras llave : Colletotrichum lindemuthianum; Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides; krigagem ordinária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués