SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número5Controle biológico da queima-das-bainhas em arroz pela microbiolização de sementes com bactérias antagonistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fitopatologia Brasileira

versão impressa ISSN 0100-4158

Resumo

PEREIRA, Jorge F. et al. Amplificação por PCR e análises de seqüências de genes do tipo transcriptase reversa em isolados de Crinipellis perniciosa. Fitopatol. bras. [online]. 2007, vol.32, n.5, pp. 373-380. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582007000500001.

A análise de sequências de transcriptase reversa (RT) é uma etapa importante para descobrir a presença de elementos transponíveis e investigar o seu papel na geração de variabilidade genética em C. perniciosa. Seqüências putativas de TR foram analisadas no genoma do fitopatógeno C. perniciosa, o agente causal da doença vassoura-de-bruxa no cacau. Um fragmento de 394 pb foi amplificado a partir do DNA genômico de diferentes isolados de C. perniciosa, pertencentes aos biótipos C, L e S e a distintas áreas geográficas. A clivagem dos produtos de PCR com diferentes enzimas de restrição e sequenciamento de vários fragmentos de TR indicou a presença de diferentes seqüências mostrando eventos de transição G:C para A:T. A análise por hibridização revelou alto número de sinais sugerindo a presença de cópias de TR com diferentes perfis entre os isolados dos biótipos C, S e L. As comparações de seqüências dos peptídeos preditos indicam uma relação próxima com a proteína TR de retrotransposons-LTR da família gypsy.

Palavras-chave : variabilidade genética; transposons; vassoura de bruxa; Theobroma cacao.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês