SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Reaction of cowpea cultivars to web blight (Rhizoctonia solani) in Roraima, BrazilThermal and chemical treatments of common bean seeds: efficiency in Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens eradication and effects on the physiological quality of seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fitopatologia Brasileira

Print version ISSN 0100-4158

Abstract

MORALES, Rafael G.F.; SANTOS, Idalmir dos  and  DANNER, Moeses A.. Efeito do chorume líquido de suínos na podridão do colo e tombamento de plântulas de feijoeiro causadas por Sclerotium rolfsii. Fitopatol. bras. [online]. 2007, vol.32, n.5, pp. 429-433. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582007000500010.

O chorume líquido de suínos (CLS) pode ser utilizado como fonte de nutrientes e de matéria orgânica para algumas culturas agrícolas e interferir na ocorrência de doenças de plantas, causadas por fitopatógenos habitantes do solo. Assim, foi estudado o efeito do CLS, sobre as doenças do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) causadas por Sclerotium rolfsii. Em parcelas de 1 m2, foi incorporado o CLS nas doses equivalentes a 0, 20, 40, 60 e 80 m3 ha-1. O solo foi infestado dois meses antes da aplicação do CLS, com 100 g do substrato (arroz em casca) colonizado pelo patógeno. A semeadura de 80 sementes de feijão por parcela foi efetuada em dois cultivos sucessivos, 1 dia e 45 dias após a aplicação do CLS. A intensidade da doença foi avaliada através da emergência, estande final de plântulas e severidade da doença, nos dois cultivos, sendo que a atividade microbiana, a concentração de amônia na camada superficial do solo e os níveis de fertilidade foram avaliados apenas no segundo cultivo. Com o aumento das doses de CLS foi verificada a redução da intensidade da doença e, entre as características avaliadas, o aumento da atividade microbiana, da concentração de amônia e dos níveis de cobre e zinco são os que melhor explicam essa redução.

Keywords : Matéria orgânica; atividade microbiana; solo supressivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese