SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue6Histopathologic study of Colletotrichum spp. in coffee plantletsIs it necessary to soak rice grains to prepare Rhizoctonia solani AG-4 inoculum? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fitopatologia Brasileira

Print version ISSN 0100-4158

Abstract

FAJARDO, Thor V.M. et al. Expressão da proteína capsidial do Grapevine leafroll-associated virus 3 em Escherichia coli e produção de anticorpos policlonais. Fitopatol. bras. [online]. 2007, vol.32, n.6, pp. 496-500. ISSN 0100-4158.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-41582007000600007.

Grapevine leafroll-associated virus 3 (GLRaV-3), a principal espécie viral do complexo do enrolamento da folha da videira (Vitis spp.), causa reduções no rendimento e na qualidade da uva. O gene da proteína capsidial foi amplificado via RT-PCR a partir de RNA total, extraído de folhas de videira infectadas. O fragmento amplificado foi clonado e completamente seqüenciado. Em seguida, o fragmento foi subclonado no vetor de expressão pRSET-C. O plasmídeo recombinante foi utilizado para a expressão da proteína capsidial em Escherichia coli BL21:DE3. A proteína capsidial, ligada a uma cauda de 6-His, foi purificada por cromatografia de afinidade em coluna de Ni-NTA. A identidade da proteína purificada foi confirmada em SDS-PAGE e Western blot e, após quantificação, foi utilizada para imunizar coelhos. O anti-soro mostrou-se sensível e específico para a detecção do GLRaV-3 em extratos de videira por Western blot e DAS-ELISA, não tendo sido observadas reações inespecíficas ou heterólogas contra outros vírus sorologicamente não relacionados.

Keywords : videira; GLRaV-3; proteína recombinante; sorologia; anticorpos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English