SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Resultados científicos do cruzeiro do "Baependi" e do "Vega" à Ilha da Trindade: contribuição para o conhecimento da plataforma insular da Ilha da TrindadeResultados científicos do cruzeiro do "Baependi" e do "Vega" à Ilha da Trindade: o gênero Firoloida, Prosobranchia Heteropoda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Boletim do Instituto Paulista de Oceanografia

versão impressa ISSN 0100-4239

Resumo

BUEN, Fernando de. Contribuciones a la ictiologia: V - VI sobre algunas especies de Gobiidae de la colección del Laboratorio Aragó (Banyuls-sur-mer, Francia) y descripción de un nuevo genero (Austrogobius) sudamericano. Bol. Inst. Paul. Oceanogr. [online]. 1951, vol.2, n.2, pp. 55-71. ISSN 0100-4239.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-42391951000200003.

No número V de "Contribuciones a la Ictiología", o autor faz referências a algumas espécies de peixes da família Gobiidae, da coleção do Laboratório Aragó (Banyuls-sur-mer), fornecendo normas para o estudo sistemático baseadas nos órgãos ciatiformes, ou terminações sensoriais. Dessa maneira efetuou o Autor a determinação genérica e específica de alguns Gobideos da Europa. No número VI de "Contribuciones a la Ictiología" faz-se a descrição de um novo gênero (Austrogobius) de Gobídeo sul-americano, no qual é colocado o Gobiosoma parri Ginsburg, fornecendo-se as características que o distinguem, especialmente a distribuição de tubos mucosos e geniporos.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol