SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Influence of the Al content on the phase transformations in Cu-Al-Ag alloysStructural bioinformatics study of cyclin-dependent kinases complexed with inhibitors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Eclética Química

Print version ISSN 0100-4670

Abstract

RIBEIRO, P. R. da S.; SANTINI, A. O.; PEZZA, H. R.  and  PEZZA, L.. Determinação potenciométrica de captopril em formulações farmacêuticas. Eclet. Quím. [online]. 2003, vol.28, n.1, pp. 39-44. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702003000100005.

Um método potenciométrico simples, preciso, rápido e de baixo custo foi proposto para a determinação de captopril na forma pura e em formulações farmacêuticas. O captopril presente em comprimidos em uma quantidade conhecida foi potenciometricamente titulado em meio aquoso com um titulador automático, empregando-se como titulante uma solução aquosa de NaOH e um eletrodo combinado de vidro sensível a pH. Interferências não foram observadas na presença de componentes comumente encontrados nos comprimidos, tais como, lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, amido e estearato de magnésio. Os resultados analíticos obtidos a partir da aplicação do método proposto estão em muito boa concordância com aqueles obtidos pelo método oficial descrito na Farmacopéia Americana. O recobrimento obtido para o captopril a partir de um estudo realizado com várias formulações farmacêuticas variou de 98.0 a 102.0%.

Keywords : determinação potenciométrica; captopril; formulações farmacêuticas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English