SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Electrolytic coating with corrosion and wear resistant Ni-W-B amorphous alloyEvaluation and characterization of the sensor pellet of an electrode of the second kind sensitive to oxalate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Eclética Química

Print version ISSN 0100-4670

Abstract

SOUZA, G. R. de; FERTONANI, F. L.  and  PASTRE, I. A.. Estudo espectro eletroquímico de sistemas estruturados argila-corante. Eclet. Quím. [online]. 2003, vol.28, n.1, pp. 77-83. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702003000100010.

O comportamento eletroquímico e espectroeletroquímico do sistema montmorilonita-azul de metileno (MM-AM)/AMsolução foi investigado empregando-se a técnica de voltametria cíclica e de transiente, I x t (corrente versus tempo) sobre eletrodo de vidro ITO modificado pela deposição mecânica de filmes do compósito MM-AM. Os filmes foram preparados empregando três procedimentos: 1- na ausência de CTACl (surfactante, cloreto de cetiltrimetilamônio); 2- com incorporação do CTACl à região interlamelar; e 3- na presença do CTACl, porém, não incorporado à região interlamelar. A técnica espectrofotométrica foi empregada para a caracterização e para o estudo eletrocrômico dos filmes formados. Os resultados experimentais permitiram observar que: i- os filmes preparados com a incorporação prévia do AM a região interlamelar fornecem uma resposta eletroquímica mais eficiente com o aparecimento de um par de picos bem definido; ii- a adição do CTACl, de forma geral permite a obtenção de filmes mecanicamente mais estáveis; iii- com a inclusão prévia do CTACl na região interlamelar não ocorre o aparecimento da forma protonada do AM (AMH+); iv- na ausência da forma protonada o compósito não apresenta comportamento eletrocrômico.

Keywords : Argila; espectroeletroquímica; voltametria cíclica; montmorilonita; azul de metileno; filmes; eletrodos modificados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese