SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Espectroelectrochemical behavior of clay-dye structured systemsSimultaneous and direct determination of Al, As, Fe, Mn and Ni in cachaça by graphite furnace on atomic absoption spectrometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Eclética Química

Print version ISSN 0100-4670

Abstract

VILLAFRANCA, A. C.; MORAES, M. de  and  PEZZA, L.. Avaliação e caracterização da pastilha sensora de um eletrodo de segunda espécie sensível a oxalato. Eclet. Quím. [online]. 2003, vol.28, n.1, pp. 85-90. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702003000100011.

O eletrodo Pt|Hg|Hg2Ox|Grafite (Ox = íon oxalato) foi estudado utilizando NaClO4 como eletrólito de suporte. Foram feitas experiências preliminares utilizando o NaNO3 como eletrólito de suporte seguindo a mesma metodologia do trabalho anterior e verificou-se que havia uma diminuição na sensibilidade do eletrodo em função do tempo de uso. Visando compreender a diferença de comportamento do eletrodo em meio de NaClO4 e NaNO3 foram feitas experiências de obtenção de curvas de potencial em função do tempo para verificar seu comportamento em função do tempo e em diferentes meios iônicos. A morfologia da superfície da pastilha sensora usada em meio de NaNO3 apresentou alteração, a qual sugere que este meio favorece reações na superfície da pastilha sensora que fica em contato com a solução.

Keywords : eletrodo de segunda espécie; oxalato; perclorato; nitrato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese