SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Electrochemical evidence of sulfinic acid derivative as an intermediate in the reduction of aromatic sulfonyl chloride in an aprotic mediumThermal behaviour of 1,4-bis(3-carboxy-3-oxo-prop-1-en-1-yl)benzene compounds with Ag+ and Pb2+ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Eclética Química

Print version ISSN 0100-4670

Abstract

MARTINS, F. G. et al. Estudo espectrofotométrico da oxidação de ferro no sistema ferro(II)/tiocianato/acetona e algumas aplicações analíticas. Eclet. Quím. [online]. 2005, vol.30, n.3, pp. 63-71. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702005000300008.

A possibilidade de usar tiocianato para determinar ferro(II) e/ou ferro(III), em mistura de água-acetona, foi reexaminada como parte de um estudo sistemático e comparativo envolvendo complexos metálicos de ligantes pseudo-haletos. As condições experimentais foram otimizadas estudando-se alguns parâmetros que afetam a oxidação completa dos cátions ferrosos, a subseqüente complexação e estabilidade do sistema resultante. Nossos resultados mostraram a viabilidade e potencialidade desta metodologia simples como um procedimento analítico alternativo para se determinar cátions de ferro com elevada sensibilidade, precisão e exatidão. Realizaram-se estudos de calibração, estabilidade e repetitividade, verificando-se também o efeito de vários íons estranhos sobre as leituras de absorbância em 480 nm. A curva analítica para a determinação de ferro total obedece à lei de Beer (r = 0,9993), mostrando uma sensibilidade mais alta (absortividade molar média de 2,10x104 L mol-1 cm-1) se comparada a outros ligantes tradicionais ou mesmo ao similar íon azoteto (1,53x104 L cm-1 mol-1, para os complexos de ferro-III/azoteto, em 70% (v/v) tetraidrofurano/água, a 396 nm). Sob as condições experimentais otimizadas, é possível determinar ferro na faixa aproximada de 0,5 a 2 ppm (no intervalo de 15-65 %T para aparelhagem mais antiga, cubetas de quartzo de 1,00 cm). Algumas aplicações analíticas foram testadas para diferentes materiais (minérios de ferro), incluindo-se também produtos farmacêuticos para anemia, cujos resultados foram comparados com determinações realizadas por absorção atômica. Concordâncias muito boas (erros < 5%) foram verificadas entre essas duas diferentes técnicas, o que mostra a potencialidade das condições experimentais propostas para a determinação espectrofotométrica de ferro total. Ficou evidente a possibilidade de especiação do metal, com o auxílio de algum outro método que seja específico para apenas uma das espécies envolvidas.

Keywords : sistema ferro(II/III)-tiocianato-acetona; oxidação; aplicações espectrofotométricas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English