SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Mathematical equation correction to spectral and transport interferences in high-resolution continuum source flame atomic absorption spectrometry: determination of lead in phosphoric acid índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Eclética Química

versão impressa ISSN 0100-4670

Resumo

KOBELNIK, M. et al. Comparison of the dehydration kinetics of solid state compounds of 2-methoxybenzylidenepyruvate with some divalent metal ions. Eclet. Quím. [online]. 2010, vol.35, n.1, pp. 7-18. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702010000100001.

o sal de sódio de 2-metoxibenzalpiruvato assim como os complexos metálicos do ligante 2-metoxibenzalpiruvico com os íons Fe, Co, Ni, Cu e Zn foram preparados e analisados no estado sólido. Curvas termogravimétricas (TG) destes compostos foram obtidas com massa de amostra em torno de 1 e 5mg em atmosfera de nitrogênio. Diferentes razões de aquecimento foram utilizadas para caracterizar e estudar estes compostos sob o ponto de vista cinético. A energia de ativação e o fator pré-exponencial foram obtidos com a aplicação, nas curvas TG, do método proposto por Wall-Flynn-Ozawa. Os dados obtidos foram avaliados e os valores obtidos de energia de ativação foram relacionados em função do grau de conversão (α). Os resultados apresentaram que devido a massa de amostras, diferentes energias de ativação foram obtidos. Os resultados também foram discutidos tendo em vista a dependência entre a energia de ativação e o fator pré-exponencial, onde foi verificado o efeito de compensação cinética (KCE) e possível relação linear entre as etapas de desidratação destes compostos.

Palavras-chave : íons divalentes; 2-metoxibenzalpiruvato; cinética não isotérmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês