SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Efeito da complexação de metais aos antiinflamatórios na ação contra agentes oxidativos e radicais livres: ação do cetoprofenoBiossensor amperométrico para determinação de peróxido de hidrogênio em leite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Eclética Química

versão impressa ISSN 0100-4670

Resumo

CHOCONI, Roberto G.; GHINI, Alberto A.; CONZONNO, Victor H.  e  CIRELLI, Alicia Fernández. Substâncias húmicas de sedimentos da Lagoa de Lobos (Argentina). Isolamento, caracterização, e as implicações limnológicas. Eclet. Quím. [online]. 2011, vol.36, n.2, pp. 128-141. ISSN 0100-4670.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702011000200007.

Substâncias Húmicas (HS) foram isoladas a partir de amostras de sedimentos da Lagoa de Lobos (Argentina). Para preservar a estrutura nativa, foram utilizadas condições brandas. As HS (ácidos húmicos e fúlvicos) foram caracterizadas por meio de análise elementar e espectroscopia de infravermelho. Foi analisado um subproduto obtido do fracionamento dos ácidos fúlvicos (FA) (resíduo sólido, branco e amorfo). Os resultados revelaram as possíveis interações entre a FA e substâncias inorgânicas e orgânicas, que podem ter implicações referentes à biodisponibilidade. São discutidas ainda outras implicações limnológicas que podem afetar as interações das mesmas, tais como a origem nativa das HS relacionadas com a hidrologia e a mudança do pH durante as tempestades.

Palavras-chave : substâncias húmicas; isolamento; sedimentos; lagoas pampásicas; Argentina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês