SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número131HABITUS E VIRTUDE EM PEDRO ABELARDO: UMA DUPLA HERANÇAA HERANÇA GRECO-ÁRABE NA FILOSOFIA DE MAIMÔNIDES: PROFECIA E IMAGINAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Kriterion: Revista de Filosofia

versão impressa ISSN 0100-512Xversão On-line ISSN 1981-5336

Resumo

SILVA, Marco Aurélio Oliveira da. TOMÁS DE AQUINO E A ESSÊNCIA ABSOLUTAMENTE CONSIDERADA. Kriterion [online]. 2015, vol.56, n.131, pp.95-105. ISSN 0100-512X.  https://doi.org/10.1590/0100-512X2015n13106mas.

O presente artigo propõe uma interpretação deflacionista para a doutrina da essência absolutamente considerada (EAC), apresentada por Tomás de Aquino no opúsculo "De ente et essentia". O norte do trabalho é a análise das expressões reduplicativas que são constantemente utilizadas pelo Doutor Angélico para designar as EAC's. Portanto, pretendo mostrar que a EAC é a consideração dos predicados essenciais, que se predicam das expressões reduplicadas, diferentemente da noção acidental de existência. Por isso, a EAC não existe nem no intelecto nem na realidade, o que, dito em outras palavras, significa apenas que "existir no intelecto" e "existir na realidade" são predicados acidentais em relação às essências apreendidas abstrativamente pela mente.

Palavras-chave : Tomás de Aquino; Reduplicação; Essência Absolutamente Considerada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )