Acessibilidade / Reportar erro

TEXTO COMO MAṆḌALA: A ESTRATIGRAFIA DISCURSIVA NO GUṆAKĀRAṆḌAVYŪHASŪTRA1 1 Este artigo é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Área de Língua e Literatura Sânscrita da FFLCH-USP e na École Française D'Extrême Orient em Paris, sob supervisão do Prof. Dr. Mario Ferreira e realizado com apoio do CNPq - Brasil. Uma versão resumida deste trabalho foi apresentada no Congresso da AAS - Association for Asian Studies, EUA; e na II Jornada de Filosofia Oriental da FFLCH-USP, ambos em 2013.

RESUMO

Este artigo apresenta e discute alguns resultados de uma pesquisa sobre um manuscrito sânscrito budista contendo o Guṇakāraṇḍavyūhasūtra, que foi investigado por meio de uma abordagem interdisciplinar com vistas a compreender as estratégias sociorreligiosas que permearam sua gênese narrativa em um novo milieu. Os resultados apontam para uma monumentalização narrativa do texto Mahāyāna original indiano - o Kāraṇḍavyūhasūtra - durante sua transposição para o contexto do budismo esotérico no Nepal. Por meio de um número crescente de molduras concêntricas, a retórica cronológica e soteriológica do sūtra adquiriu uma transcendência discursiva que o transformou num maṇḍala textual, i.e., ele possui uma dimensão estrutural diretamente associada aos cosmogramas sagrados que permeiam os diferentes contextos dessa região.

Palavras-chave
Budismo; Índia; Nepal; sūtra; maṇḍala

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br