SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue134RECEPCIÓN Y CRÍTICA DEL PENSAMIENTO FILOSÓFICO DE LUDWIG FEUERBACHO NASCIMENTO DO INQUÉRITO NA TRAGÉDIA DE "ÉDIPO-REI": UMA LEITURA FOUCAULTIANA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512XOn-line version ISSN 1981-5336

Abstract

ROLLA, Giovanni. ON ENVATTMENT - DISJUNCTIVISM, SKEPTICAL SCENARIOS AND RATIONALITY. Kriterion [online]. 2016, vol.57, n.134, pp.525-544. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2016n13409gr.

Este artigo tem dois objetivos: primeiramente, pretende-se articular teses que são frequentemente avaliadas independentemente, mostrando com isso que uma versão robusta do disjuntivismo epistemológico sobre conhecimento perceptual implica uma concepção transformativa da racionalidade. Uma consequência disso é que indivíduos em cenários céticos não poderiam entreter pensamentos racionais sobre o ambiente em que habitam, pois eles não possuiriam estados perceptuais. Em segundo lugar, argumenta-se que a consequência delineada acima não é uma razão suficiente para rejeitar o disjuntivismo tal como apresentado. Esse argumento depende da avaliação de atribuições de racionalidade a indivíduos em casos plausíveis de ilusão e em alguns casos clínicos de alucinação.

Keywords : Cenários céticos; Disjuntivismo; Conceitualismo; Racionalidade; Alucinação; Ilusão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )