Acessibilidade / Reportar erro

"O QUE NOSSO TEMPO MAIS PRECISA": KIERKEGAARD E O PROBLEMA DAS CATEGORIAS NA FILOSOFIA DO SÉCULO XIX* * Agradeço ao Prof. Dr. Mario Porta, bem como ao grupo de pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP), no qual a primeira versão deste texto foi apresentada e debatida. Agradeço igualmente ao Prof. Dr. Thiago Faria, pelas sugestões ao manuscrito.

Resumo:

Nos últimos anos, a literatura acerca da filosofia do século XIX tem apresentado uma reavaliação, tanto no que diz respeito a seus problemas e movimentos, quanto ao papel de determinados filósofos no interior daquele panorama. Com o objetivo de evidenciar a contribuição empreendida pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855) ao contexto geral da virada anti-Hegel em meados daquele século, este artigo analisa os problemas referentes às categorias como loci da tese idealista da unidade entre lógica e ontologia a partir da crítica kierkegaardiana e de seu tratamento de tais problemas.

Palavras-chave:
Kierkegaard; Categorias; Hegel; Lógica; Ontologia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br